Se você veio pelo nosso Instagram estamos muito felizes, se não veio aproveita para conferir a primeira parte desse conteúdo fantástico que publicamos em nosso perfil no Instagram da Brudine, aproveita e já segue a gente por lá!

Bom… como prometido, confira agora 15 fontes naturais que estão sendo utilizadas na produção de couro vegano sustentável, existem algumas que ainda estão em fase de teste, mas há outras prontas para entrar e impactar o cenário mundial. Confira!

1 Uva: o Vegea dessa fruta é feito da casca, caules e sementes descartadas na produção do vinho. E para ser mais interessante, as tonalidades naturais da própria uva dispensam o uso de corantes.

2 Maçã: A Frumat (empresa italiana) utiliza a celulose de resíduos alimentícios para a produção do material vegano. A Happy Genie e a Veggani já produzem lindas bolsas com esse material.

3 Abacaxi: Um subproduto conhecido como Pinatex, retirado da colheita do acabaxi, já está sendo utilizado. O subproduto é macio, flexível e pode ser impresso, cortado e costurado.

4 Papel reciclado: O material reciclável é triturado e passa por um processo que o torna impermeável e muito resistente.

5 Cortiça: O processo utiliza a casca das árvores de sobreiros (árvore da família do carvalho). Sua qualidade natural é impermeável ​​e tem textura orgânica. Algumas marcas/empresas já estão utilizando esse tipo de material.

6 Cogumelo: Resíduos agrícolas como serragem são misturados com esporos de fungos do cogumelo, juntos formam o micélio, uma fina massa ramificada de estruturas filiformes. Depois de alguns dias, pode ser colhido dos blocos de resíduos, curtido e processado posteriormente.

7 Chá: Durante o processo de fermentação do chá das folhas da planta Camellia Sinensisé uma colônia de fungos é formada, somente após essa fermentação é possível extrair uma camada redonda, parecendo uma borracha. Ainda está em fase de testes.

8 Soja: Feito a partir do escoamento líquido inerente à produção de tofu. Ainda em fase de testes.

9 Milho: O material é feito à base de polímeros derivados de plantas de fontes naturais renováveis. A principal matéria-prima é o milho de campo.

10 Borracha reciclada: A borracha reciclada imita texturas que podem parecer poros, brilhos e couro fosco.

11 Algodão encerado: O algodão, de preferência orgânica, é o substituto perfeito para o couro. Algumas empresas já estão utilizando na fabricação de bolsas e jeans.

12 Madeira: Através da casca de árvores é possível extrair a cortiça (material de origem vegetal da casca dos sobreiros, leve e com grande poder isolante), dando origem ao couro de madeira, mais durável e forte, e devido às variações naturais produz peças únicas.

13 Agave: São folhas grossas que crescem a partir da planta para produzir uma fibra fina que é tecida em acessórios normalmente feitos de couro.

14 Teca: É uma espécie de árvore que através das folhas gigantes da planta é possível ter um resultado encantador, tudo isso por conta das variações de cores e texturas da folha.

15 Café: É possível produzir couro vegano través de grãos de café. É isso mesmo! Além de tomar café é possível carregar aquele cheirinho adorável, já pensou!

O mais interessante de tudo é que o mercado de couro vegano sustentável está aparecendo e crescendo cada vez mais.

Por meio de tecnologias bem inovadoras o couro vegano será idêntico ao couro original, porém mais sustentável. Com toda certeza várias ideias de negócios vão surgir e impactar o mundo, principalmente diversos mercados como o da beleza, tapeçaria, calçados, vestuários, mobiliários, automobilístico entre outros.

Curtiu o artigo? Então não deixe de seguir a gente no instagram da brudine para ficar por dentro das novidades.