A maioria dos salões de beleza conhecidos e regularmente frequentados têm como principal característica a qualidade dos serviços e do atendimento. No entanto, em diversos casos isto não é suficiente na obtenção de um lucro mais elevado. Gerir corretamente as ações internas é o que acaba fazendo a maior diferença, e o controle de estoque é uma das partes mais importantes neste processo.

Nós sabemos bem como, em meio a tantos outros compromissos diários com o salão, o controle de estoque pode acabar sendo involuntariamente deixado de lado. Monitorar a agenda de horários marcados e dar sempre a atenção devida ao cliente são ações de igual relevância e que tomam tempo.

Pensando nisso e sabendo como ajudar, a Brudine trouxe hoje para você um pequeno guia com 3 dicas de controle de estoque para salões de beleza. Além disso, vamos te explicar também o verdadeiro valor que uma reserva de produtos bem controlada pode ter no seu negócio. Confira!

 

Por que melhorar o controle de estoque?

Para que se entenda perfeitamente a influência de um estoque organizado nos lucros, é essencial ter uma visão geral de tudo que diz respeito às finanças. Primordialmente, o lucro consiste na receita (todo o dinheiro que entra) menos as despesas (todo o dinheiro que sai, incluindo aluguel, conta de luz, produtos, salários de funcionários, etc).

Considerando a existência de um limite humano de serviços que podem ser oferecidos por mês em um salão, entende-se que é mais fácil diminuir o dinheiro que sai do que aumentar o dinheiro que entra. É exatamente aí que entra a importância real de controlar o estoque da maneira correta.

Ao, entre outras ações, comprar somente as quantidades e produtos necessários, registrar todas as movimentações e alinhar os processos do salão de acordo com os resultados em tempo real, pelo menos uma das despesas que citamos acima diminui drasticamente. Isso, por sua vez, aumenta diretamente o lucro.

 

3 dicas para melhorar o controle de estoque

Agora que você já entende como o controle exerce influência nos rendimentos totais, saiba como fazê-lo com maior eficiência seguindo os três passos abaixo:

 

 

  • Cadastrar os produtos

 

Como de costume, o primeiro passo será um dos principais responsável pelo funcionamento de todos os outros. É ideal que o seu salão tenha um sistema próprio para cadastro de produtos em um computador. No entanto, caso isso não seja possível, o processo também pode ser feito manualmente.

Ainda que seja mais difícil que no meio digital, basta criar uma lista por escrito em um caderno ou uma prancheta. O importante é que o cadastro contenha todos os produtos.

 

 

  • Analisar entrada e saída

 

Depois de ter um cadastro, a regra é mantê-lo sempre atualizado em tempo real. Toda vez que um produto sair, seja para venda ou para uso dos funcionários, atualize o seu sistema ou marque na sua lista escrita. Faça o mesmo toda vez que comprar reposição.

A chave do sucesso aqui é que o responsável saiba exatamente a quantidade  de produtos que encontrará dentro do estoque caso entre nele.

 

 

  • Definir responsabilidades

 

E por falar em responsável… De nada adianta ter os produtos cadastrados se não houver alguém que faça a análise sem erros. Seja você o principal responsável pelo controle de estoque ou não, treine sua equipe para nunca deixar de registrar ou reportar a saída de um produto.

Seguir à risca cada uma das dicas que trouxemos é o primeiro passo para fazer seu salão de beleza ir além e continuar crescendo. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Brudine, nós estamos sempre prontos para atendê-lo!