O que os seus concorrentes estão fazendo nesse momento?

Você espera que eles estejam entrando em pânico ou fechando as portas para o marketing? Seu estabelecimento diminuiu seus esforços em marketing durante a quarentena? Nesse post queremos mostrar que você está apenas abrindo as portas para o marketing dos seus competidores.

A boa notícia é que isso funciona em uma via de mão dupla

Se o marketing dos seus competidores diminui bruscamente, e eles saem da mente dos clientes, então VOCÊ, possui uma oportunidade de ouro para sair na frente e estar no topo quando tudo abrir novamente.

Pense comigo

Seus clientes, e os clientes dos seus concorrentes, vão passar mais tempo online por causa das restrições do distanciamento social. Quem está conquistando a atenção desses consumidores?

Você?

Ou outro concorrente local?

Em tempos incertos, é o seu trabalho, como líder, dar uma direção, tomar controle e tomar decisões difíceis para minimizar o dano no seu negócio.

Afinal, os consumidores não deixam de comprar, mas sim “alteram a periodicidade das compras, levam mais em consideração o preço quando compram, diminuem o consumo de alguns produtos e substituem o consumo de um produto por outro mais barato[…]”, de acordo com uma pesquisa feita em Belo Horizonte/MG.

link da pesquisa
Portanto, preparamos cinco dicas para o seu negócio sobreviver nessa pandemia:

1 – Comunique-se com seus clientes

A sua primeira reação pode ser cortar todo orçamento de marketing e esperar a quarentena passar, mas o bom senso em negócios sugere algo diferente.

Se o seu salão estiver fechado durante o COVID-19, você não precisa se desligar completamente dos seus clientes mais leais. Uma forma de garantir que seus clientes retornarão quando tudo abrir é manter contato regular com eles. Parece difícil, eu sei, especialmente se o seu negócio possui muito clientes fiéis, mas se você não conversar com eles com regularidade, seus competidores irão.  Portanto, converse com seus clientes, os tranquilize, lembre-os do porque amam tanto a sua empresa. Os seus cortes (tempo e dinheiro) no orçamento de marketing são apenas soluções temporárias que trarão consequências negativas no futuro.

2 – Comunique-se com seus colaboradores

 Se você temporariamente dispensou seus empregados durante o período de quarentena, mantenha contato com eles. Você não quer que eles fiquem tentados a procurar empregos em outros locais quando a vida voltar ao normal.

A situação legal varia de país para país, de estado para estado e de cidade para cidade, mas os seus colaboradores continuam sendo um canal de marketing para o seu negócio em qualquer lugar do mundo.

Você pode pedir, por exemplo, que eles comentem em seus posts nas redes sociais para  aumentar o seu alcance orgânico.

 3 – Melhore a oferta para o seu cliente

Recuperações rápidas acontecem porque você estava preparado. Pense nas coisas que você poderia fazer durante a pandemia que nunca teve tempo para fazer antes.

Se você busca mudar a cara do seu salão, entre em contato conosco. Temos as opções ideais de móveis e outros artigos de decoração. Mas, se esse não é o seu caso, não se preocupe! Sabemos que as coisas estão puxadas para gastos como reformas, mas você pode:

Entrevistar seus clientes para identificar áreas de aprimoramento é uma ação gratuita. Questione coisas como:

– O que você mais ama em nossos serviços? Ou em nossos produtos?

– O que podemos fazer para melhorar sua experiência conosco

– Como você ficou sabendo da nossa empresa? Nas redes sociais? Num outdoor? Numa campanha de marketing para rádio? Através de um dos nossos funcionários?

Dê uma olhada nas estatísticas dos seus clientes:

– Quem são os top 20% dos seus clientes?

– Quais características comuns eles tem, se é que possuem?

– Qual  os seus serviços mais vendidos? Estão num preço acima ou abaixo dos seus concorrentes?

Trabalhe no seu negócio quando possível.

A pandemia, diferente da maioria de nós, não foi tão ruim pra você e você está pensando em investir? Uma ideia é, finalmente, trocar os móveis. Não há nada que dê um ar fresco como uma nova decoração, especialmente se você não compra móveis novos desde a última crise sanitária.

4 – Melhore o seu marketing:

Alguns passos práticos para aprimorar as suas comunicações de marketing:

  1. Inflame suas redes sociais, tenha novas ideias, novas formas de divulgar o seu espaço.
  2. Conquiste reviews online de seus clientes no Google para que outros passem a te procurar naturalmente.
  3. Facilite que seus clientes cheguem até você pelo google. Coloque um telefone com Whatsapp, tenha certeza de que seu site é fácil de ser encontrado e manuseado.
  4. Crie anúncios para a comunidade local
  5. Finalmente, melhore os materiais de marketing. Melhorar suas listas de preços, cartões de visita, cartões de agendamento, etc.

5 – Melhore seu modelo de negócios e performances pessoais

Aprimore os seus processos de marketing e negócios. Talvez você consiga encurtar os pontos que seu cliente precisa passar para concluir uma venda, por exemplo. Ou, finalmente, faça aquele curso online que você estava prometendo fazer já fazem anos. Afinal, há sempre algo novo para aprender.

Acima de tudo, nesse período difícil, mantenha-se seguro e bem.

Brudine

Nosso negócio é valorizar o seu.