Abrir um salão de beleza no Brasil é um negócio que já se provou extremamente lucrativo. Isso porque, mesmo em meio a crises econômicas, o mercado mostrou que seu crescimento não para. Grande parte das pessoas, especialmente mulheres, não abrem mão dos seus cuidados básicos e serviços de beleza no geral, muitas vezes independente da situação.

A tendência cada vez maior da atenção com os cuidados pessoais é um dos principais fatores da rentabilidade de um salão de beleza. Como você pode imaginar, montar um negócio seguindo uma tendência é o começo de uma ótima receita para o sucesso. E a razão para isso é simples: seu estabelecimento oferece o quê o público quer.

No entanto, por mais que ele seja uma boa opção, é preciso ter certos cuidados para abrir um salão de beleza. Como qualquer negócio, estratégias e uma boa visão de mercado são atributos capazes de posicionar você a frente de seus concorrentes, e é fundamental contar com eles.

Pensando nisso, a Brudine trouxe hoje um passo a passo das primeiras etapas na abertura de um salão de beleza. Com ele, você poderá ter uma boa noção de como pequenos detalhes fazem a diferença no resultado. Confira!

 

Localização

Não poderia ser diferente: escolher o local perfeito é o primeiro passo. Nos primeiros meses, seu salão será menos conhecido e ainda não terá um nome popular, portanto é essencial que a localização auxilie na captação de novos clientes.

Procure escolher uma área movimentada, próxima a shoppings ou centro comerciais e que tenha acesso fácil. Tente sempre fugir de ruas com muito trânsito e, se possível, ofereça estacionamento. Estes são fatores que diminuem o esforço e aumentam a vontade de chegar até o salão.

 

Serviços

Uma grande vantagem de ser proprietário de um salão de beleza é a variedade de caminhos e especializações a se seguir. Ainda que o mais comum seja o corte e outros serviços para cabelo, o mercado hoje é amplo e oferece alternativas variadas.

Manicure e pedicure, depilação, estética corporal, design de sobrancelhas, maquiagem e venda de produtos e cosméticos são algumas das opções oferecidas por salões. Saiba quais delas o seu estabelecimento irá oferecer e tenha em mente que o ideal é trabalhar com a maior quantidade de serviços possível.

 

Funcionários

Este é provavelmente um dos passos mais difíceis de serem realizados. A contratação e retenção de bons funcionários é uma tarefa complicada, já que nenhum salão funciona sem eles. Garanta que os profissionais contratados sejam treinados e qualificados, pois parte significante da reputação do seu negócio dependerá deles.

É obrigatório que você conte com um recepcionista. Ele será responsável pelo recebimento e encaminhamento dos clientes. O resto do pessoal será definido com base nos serviços oferecidos. Por exemplo, se sua intenção é que seu salão de beleza trabalhe com cabelo e unhas, contrate pelo menos dois profissionais em manicure e pedicure e dois cabeleireiros.

 

Móveis

Depois de definido um estilo, chega a hora de escolher os móveis e equipamentos. Assim como os funcionários, este item depende da especialização de cada salão. Estabelecimentos dedicados a maquiagem utilizam móveis diferentes dos dedicados a manicure, por exemplo.

Qualquer que seja o seu caso, a Brudine tem o que você precisa. Nós contamos com móveis de luxo ideais para o seu salão de beleza!
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