O trabalho de uma boa manicure é baseado nos detalhes. Trata-se de perfeccionismo, cuidado, higiene e eficiência. Para que tudo isso agrade e fidelize a cliente é fundamental ver as unhas bem de pertinho e o mesmo vale quando falamos do serviço de pedicure. Ora, para que isso aconteça é preciso inclinar-se para a frente, a fim de ter uma boa visão das mãos e dos pés da cliente, certo?

Certo! Porém há um fator importante que não cabe às clientes pensar, e sim à própria profissional: a coluna! Embora algumas semanas de trabalho possam causar algum incômodo, é possível se acostumar com a postura errada. No entanto, quando falamos de anos de trabalho se inclinando todos os dias em pequenos assentos, estamos falando também de problemas irreversíveis. Afinal, coluna não é brincadeira.

Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ser interessantes para aliviar a sua coluna. Obviamente, é preciso conciliar uma posição interessante para se trabalhar com a saúde e o conforto. Assim, você pode ficar tranquila: cuidar da sua coluna não significa prejudicar o seu trabalho, pelo contrário, torná-lo ainda mais eficiente, considerando que você vai estar mais confortável.

Recomendações para não sobrecarregar a coluna e as articulações do joelho e tornozelos

É recomendável manter a coluna ereta tanto quanto possível, com a região lombar apoiada no encosto do assento, cuidando para que o osso inferior do quadril esteja também bem apoiado. Mesmo que você tenha que se abaixar para ver melhor, tente não fazer disso uma posição constante. Sobre os pés, mantenha-os apoiados no chão, sem cruzá-los e sem permanecer na ponta dos pés. Os joelhos devem ser moderadamente afastados um do outro. As mãos devem ficar na altura dos cotovelos e estes, próximos ao tronco.

Além da posição correta, é importante dar pausas durante o trabalho para levantar-se e fazer alongamento das mãos, braços, pescoço e pernas. Desse modo, haverá maior fluxo sanguíneo nas regiões de maior tensão, evitando dores e outros problemas. Utilize roupas e sapatos confortáveis, para que não sejam um desconforto adicional. Esses hábitos podem evitar, por exemplo, o aparecimento de tendinite ou lesão por esforço repetitivo.

O assento ideal

Esqueça o banquinho, a cadeirinha, o sofazinho. Você faz um excelente trabalho e merece investir em você mesma e no seu conforto. A manicure que deseja cuidar da sua saúde deve adquirir um assento confortável e específico para a sua função e a melhor opção é a cirandinha. A cirandinha é uma espécie de poltrona feita sob medida para manicures, visando o seu maior conforto e saúde, mas sem prejudicar o seu trabalho. As cirandinhas possuem assento baixo e encosto alto, permitindo que você continue sentada na altura ideal para fazer as unhas de suas clientes. Há opções com gaveta e também apoio para as mãos, o que permite maior conforto, praticidade, organização e ainda ajuda nos cuidados com a postura, sem mencionar a credibilidade que gera entre as clientes. Se você não conhece a cirandinha, acesse este link e veja os exemplos.