As barbearias são um tipo de negócio que vem crescendo de forma espantosa em todo o mundo. No Brasil, a demanda é muito grande pelos serviços diferenciados que oferecem. Ora, com a volta da alta da barba e do bigode e com tantos estilos de cortes e penteados masculinos em evidência é impossível ignorar um bom tratamento. Notando o apreço masculino pela vaidade e por cuidados especiais, empresários do setor têm investido pesadamente em deixar suas barbearias cada vez mais aconchegantes, divertidas, confortáveis e interessantes.

Não é raro vermos barbearias munidas de video games, mesas de sinuca, cervejarias e cafeterias, além de outros mimos para o público masculino. Tvs espalhadas por todo o ambiente exibindo jogos de diferentes modalidades também são muito vistas neste tipo de empresa. Assim, ir à barbearia é muito mais do que vaidade, mas uma questão de estilo. Por isso, a decoração deve estar totalmente alinhada com aquilo que você deseja oferecer ao seu cliente.

Estilos

Diferentes estilos podem ser escolhidos. Há barbearias baseadas nos estilos retrô, futebol, rock, automobilismo e muitos outros. A escolha entre eles depende unicamente do tipo de público que você atende ou que pretende atender. Confira abaixo algumas ideias interessantes para criar uma identidade condizente com a sua clientela e deixar todos suspirando com o seu bom gosto decorativo.

Rock

Uma barbearia que pretende se inserir num estilo mais voltado para o rock pode apostar em cartazes de bandas e ícones da música cobrindo as paredes, enfeites em forma de instrumentos musicais e a predominância de cores como vermelho, preto e prata. Estofados de couro negro são uma excelente opção.

Automobilismo

Há barbearias nas quais os clientes são apaixonados por carro e isso não é raro no Brasil. Estofados em forma de bancos de automóveis e acessórios em forma de volante são uma excelente ideia para decorar este tipo de barbearia. É também importante personalizar o chão e as paredes, que podem ser associados a pit stops e pistas de corrida.

Futebol

Para quem deseja decorar a sua barbearia baseando-se nesse estilo, é interessante deixar de lado a preferência por um ou outro time e basear-se em personalidades mundiais e da seleção brasileira. Utilizar bandeirinhas nacionais, taças e quadros com fotos são a melhor saída para evitar que os clientes sintam-se conflitados com alguma divergência de pensamento ou preferência.

Retrô

Sendo uma releitura de algum momento do passado, o estilo retrô é bastante abrangente. Você pode decorar a sua barbearia com acessórios da década de 1980, 1970, 1950 ou 1920, tudo depende do que você pretende trazer de volta. É recomendável optar por períodos nos quais o entretenimento e a cultura foram notáveis, como o glamour da década de 1950, a rebeldia de 1960, itens que relembram os anos dourados em 1970 e até mesmo a corrida espacial da guerra fria (que deu origem a obras notáveis como a saga Star Wars e a discoteca, fatores que rechearam a década de 1980 e que a marcaram definitivamente.