Fidelizar clientes no setor da beleza não tem mistérios, um serviço de qualidade e um bom atendimento já são bons motivos para gerar confiança e satisfação ao cliente, e são estes motivos que irão fazer com que eles sejam fiéis ao seu salão.

 

Porém, o grande número de concorrentes neste mercado faz com que seja necessário um desempenho profissional de alto nível e um planejamento de ações para realizar a retenção dos clientes para que eles continuem frequentando o seu salão. A retenção de clientes é a capacidade que a sua empresa tem em manter clientes recorrentes.

 

Clientes fiéis são extremamente vantajosos por divulgarem o salão para outras pessoas de forma gratuita, serem recorrentes e serem mais abertos a gastarem mais e experimentarem novos serviços que você oferecer, apresentando uma maior lucratividade do que clientes comuns.

 

Mas então como fidelizar os clientes e torná-los fieis? Confira agora algumas dicas imperdíveis para isto:


Aprimore o seu relacionamento com o cliente

 

Um atendimento exclusivo e diferenciado irão fazer com que o cliente se sinta mais à vontade, aumentando a chance de retorno e fazendo com que ele crie um vínculo com o seu salão, mas para isso é necessário treinar toda a equipe de funcionários, com protocolos de atendimentos e processos para que todos os funcionários respondam aos clientes com a mesma simpatia.

 

Alguns gestos simples no atendimento como oferecer uma bebida, petiscos e colocar uma música/ entretenimento durante o serviço irão aprimorar e tornar mais exclusiva a experiência do cliente.

 

Ouça as sugestões e necessidades

 

Além de um bom relacionamento e atendimento com o cliente, é necessário ouvir as críticas construtivas e sugestões que eles podem dar para o seu salão. Desta forma você receberá um feedback direto de como estão os seus serviços, e o cliente ainda se sentirá especial por ter o espaço para dar a própria opinião no salão.

 

Deixar uma urna de reclamações e sugestões também é um ponto positivo por expor no salão a preocupação pela opinião do cliente, sendo uma ótima ideia por captar opiniões dos clientes mais tímidos, obtendo um feedback mais amplo dos seus clientes.

 

Treine e motive a sua equipe

 

Uma equipe motivada e bem disposta é uma equipe que se dedicará ao máximo todos os dias.  Não deixe que conflitos ocorram no ambiente de trabalho, e certifique-se de que sua equipe sabe sobre a importância da fidelização dos clientes. Incentivos como comissões extras, produtos gratuitos e prêmios por meta também são bem vindos para valorizar e motivar a sua equipe.

 

Ofereça novidades e brindes

 

Trazer novidades é mostrar aos clientes que o seu salão está sempre de olho nas novidades do mercado e do cenário da beleza. O oferecimento de brinde e programas de fidelidade que apresentem descontos por vindas recorrentes também é bem-vindo, isto aumentará o retorno do cliente em busca daquele brinde ou desconto que lhe foi ofertado. Você pode até mesmo oferecer um serviço gratuito após uma quantidade de serviços utilizados pelo cliente.

 

Seja diferente

 

Para fidelizar clientes no setor da beleza é preciso pensar além do seu lucro,  se preocupar também na satisfação e bem estar dos clientes no seu salão, oferecer uma ótima experiência ao cliente significa demonstrar que você se importa com ele e que você e sua equipe estarão sempre de portas abertas para recebe-lo. 

 

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