Um salão de beleza de qualidade precisa, primordialmente, contar com profissionais de sucesso. É necessário que cada um dos funcionários esteja apto a cumprir as funções a ele designadas, fazendo com que os clientes tenham a certeza de que sempre receberão um serviço à altura das suas expectativas.

No entanto, existe outro aspecto tão importante quanto a qualificação, e ele não pode ser ignorado: o atendimento. Além de realizar o seu trabalho, o cabeleireiro ou outro profissional de beleza qualificado deve saber se relacionar com o seu cliente. Apenas assim ele poderá, ao mesmo tempo, saber exatamente o que deve fazer e deixar o cliente confortável.

Tanto quanto atender bem, deve-se dar uma atenção especial à conversa com o cliente. Isto porque muitas pessoas veem o ambiente do salão de beleza como um ótimo local para essa troca e os profissionais como amigos e confidentes. Portanto, trabalhar o atendimento e a comunicação é um passo eficiente no crescimento do salão.

No texto de hoje, a Brudine vai te mostrar um pouco mais sobre o papel do atendimento no salão de beleza e como ele pode ser mais relevante do que você imagina. Então, se você quer saber, continue a leitura abaixo!

 

A experiência do cliente

Para que um produto ou serviço tenha o destaque que se deseja, é preciso agradar o seu consumidor. Estudos mostram que 65% dos clientes que deixam uma empresa de lado o fazem pela indiferença no atendimento. Destes 65%, 90% afirmam que não dão mais chances para a empresa em questão.

Os dados acima provam a importância de atender bem, especialmente com a concorrência que o mercado oferece hoje. Se considerarmos que a maioria dos salões de beleza faz um trabalho qualificado, o resto da experiência do cliente durante o seu tempo no ambiente é o que vai fazer a diferença.

 

Características de um salão de beleza com um bom atendimento

É algo normal de se ver pelo mercado: salões de beleza bem sucedidos possuem muitas características em comum. A principal delas é saber e executar aquilo que o cliente busca, o que pode ser resumido em resultados de qualidade, pró-atividade dos funcionários e serviços personalizados.

Outra característica recorrente é uma boa sequência de atendimento. Quando falamos em salões, o acolhimento não deve ser feito somente pelos profissionais de beleza, mas também pelo responsável por atender o telefone e por receber os clientes no local, visto que estes são os primeiros contatos entre a pessoa e o salão.

Por último, mas não menos importante, há o pós-atendimento. Quando chegar a hora de acertar os valores e se despedir do cliente, não deixe de perguntar se ele ficou satisfeito e se o serviço cumpriu as expectativas. É interessante também oferecer um novo corte caso ele não tenha gostado do trabalho feito; isso ajudará na fidelização.

 

Como melhorar o atendimento de um salão de beleza

Se você deseja melhorar ainda mais o atendimento do seu salão, temos uma boa notícia. Abaixo trouxemos um pequeno guia do que fazer para que cada cliente se sinta bem atendido. Confira:

 

  • seja simpático;
  • interaja de acordo com o perfil do cliente, seja ele comunicativo ou mais fechado;
  • não tenha dúvidas do que deve ser feito, pergunte tudo que for necessário;
  • dê sugestões e outras informações que podem se adequar melhor ao perfil do cliente;
  • mostre cada passo do serviço;
  • passe informações de cuidado pós-serviço;
  • esteja a disposição para tirar dúvidas.

 

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