Os cuidados com os cabelos, unhas e estética em geral faz parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros. Conforme pesquisa divulgada ano passado no jornal O Globo, o Brasil é o terceiro maior consumidor do mundo em produtos e serviços de beleza. Por isso, esse setor é um dos que mais cresce no país. Mas para que um salão de beleza funcione de forma correta, sem causar riscos para a saúde dos clientes, ele precisa seguir algumas regras de higiene.

Em 2012, foi criada a lei 12.595 que regulariza a profissão de quem trabalha no setor de beleza, como cabeleireiro, manicure, pedicure, maquiador, depilador, barbeiro, mas ao mesmo tempo, exige que os salões de beleza sigam rigorosamente regras sanitárias para a não contaminação por doenças. Afinal, esse é um ambiente propício para a proliferação de doenças de pele, micoses, hepatite, etc, caso não seja feita uma limpeza constantemente no local e esterilização dos materiais.

Se você é dono de estabelecimento de beleza, fique atento as dicas que a Brudine preparou com os principais cuidados de higiene que um salão deve seguir. Confira!

Descarte lixas de unhas e pés

As lixas usadas nas unhas e pés não podem ser reutilizadas, elas já são fabricadas com materiais descartáveis, portanto, após utilização, descarte no lixo indicado!  As lixas concentram fungos e micoses que possam existir nas unhas, e caso sejam reutilizadas em outros clientes, pode haver a proliferação das doenças.

Faça a limpeza de escovas e pentes   

As escovas e pentes podem ser reutilizados, mas para isso precisam passar por uma limpeza profunda após a execução do serviço. Retire todos os resquícios de cabelo, limpe com água corrente e, por fim, passe álcool. O processo é eficaz e rápido. Após a higienização, as escovas e pentes estão prontos para serem utilizados novamente.

Esterilize os materiais na autoclave

A autoclave é um aparelho novo, mas que proporciona uma melhor limpeza dos materiais. Por isso, ela é recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A esterilização dos materiais como alicate, tesoura, pinça e espátula de cutícula é feito a partir de um mecanismo de vapor de pressão que consegue eliminar totalmente qualquer vírus ou bactéria existente.  

Faça a lavagem das toalhas diariamente

As toalhas usadas para secar o cabelo dos clientes precisam ser lavadas sempre após o atendimento. Nunca reutilize elas em outra pessoa, as toalhas precisam ser trocadas a cada procedimento para garantir a total higienização.  

Faça o revestimento dos móveis com material impermeável

Macas, cadeiras, armários e todos os móveis do salão de beleza precisam ser revestidos por material impermeável, mas, além disso, eles necessitam estar em bom estado de conservação para a higienização ser garantida.

Profissional deve sempre lavar as mãos e utilizar luvas

Seja manicure, cabeleireiro ou maquiador, todos devem lavar as mãos e utilizar luvas novas a cada novo atendimento. Isso ajuda a prevenir que doenças não sejam passadas aos clientes, contribuindo, também, para a higiene do salão.

 

Não deixe de seguir a Brudine no Facebook e Instagram para conferir todas as novidades em móveis e decoração de salão de beleza. Contamos com um catálogo incrível e uma linha completa de móveis para salão!