Já parou para se perguntar o que é mais importante em um salão de beleza? Na correria do dia a dia, é extremamente comum que muitos empresários e empresárias simplesmente atendam às demandas que chegam sem hora marcada, não sobrando tempo para refletir sobre o negócio e o que pode ser feito para que se solidifique no mercado. Pessoas que atendem demandas e não investem em suas empresas podem ser pegas de surpresa quando algum concorrente inovar ou surgir nas redondezas, levando até mesmo os clientes mais fiéis e prejudicando duramente a receita do salão.

Empresas não vivem em um ambiente amistoso, previsível e fixo. O mercado muda todos os dias e é preciso acompanhar as suas tendências. A Brudine, empresa especializada em decoração e mobília de salão de beleza, utilizando a sua ampla experiência acompanhando diversos tipos de clientes e empresas, aponta quais são os pontos mais fortes de um salão de beleza, ou seja, quais são os fatores que garantem uma fidelização efetiva da clientela e que também são atrativos para novos clientes.

Diferenciais

Salões de beleza e barbearias de todo o país têm investido em muito mais do que serviço de beleza. Agora o serviço é voltado para o relaxamento, o cuidado diferenciado e o cultivo da beleza através da saúde, seja da pele, do cabelo ou mesmo do corpo, quando a empresa oferece também serviços de estética corporal.

Esses ambientes têm se tornado verdadeiros recantos de paz e sossego, com itens de entretenimento apreciados pela clientela (TV, videogames, drinques, cervejas, cafés e boas conversas) que desejam apenas fugir da correria do dia a dia e se permitir relaxar em um local onde os problemas parecem não conseguir penetrar. Salões de beleza com funcionários estressados, gritando uns com os outros e correndo contra o relógio fazem com que esse sentimento atinja os clientes e que se sintam culpados por tudo aquilo. Nesse caso, não pensarão duas vezes para encontrar a paz que procuram.

Organização

O tempo voa! E nem por isso as pessoas querem esperar para dar aquele trato no visual. Ter que ficar duas horas para esperar um corte de cabelo é prato cheio para o concorrente que disponibiliza o cabeleireiro na hora ou em cerca de dez minutos, no máximo! Você precisa compreender que o seu cliente não tem todo o tempo do mundo e não é obrigado a compreender porque você está tão enrolado(a). Todo salão deve ter atendimento com hora marcada e alguns profissionais disponíveis para as pessoas que chegam sem avisar. Nada de estresse, só organização!

Decoração do ambiente

A decoração do seu ambiente é um ponto fortíssimo para o seu salão de beleza, ainda que de forma sutil. Empresários que pensam com carinho na impressão que o cliente possui da estrutura e aparência do local são agraciados com agendas cheias e boa reputação. Se você já oferece um bom serviço, conhece a identidade da sua empresa e do seu público-alvo, deve investir em um tema decorativo coerente. Papéis de parede, móveis confortáveis e combinando, ornamentos (flores, quadros, esculturas), compõem um ambiente com bom gosto, que afeta positivamente a mente do cliente assim que ele adentra o salão. A decoração fala por você: permita que fale coisas lindas!