O conceito de salão de beleza mudou muito ao longo das décadas e o mesmo podemos dizer sobre as barbearias. Considerando que são ambientes nos quais pessoas buscam algum tipo de serviço estético ou de higiene pessoal, é preciso levar em conta que trabalhar um pouco mais pelo seu bem-estar é importante! Empresas de estética ou especializadas em terapias diversas começaram a perceber a necessidade que o cliente de hoje tem de “sair do mundo” por algumas horas para relaxar e manter a sua sanidade mental diante da loucura do dia a dia.

Tudo isso faz muito sentido! Vivemos em uma época na qual as pessoas correm contra o tempo todos os dias, trabalham sob pressão, possuem mais obrigações do que conseguem lidar, estão em contato com mais informações do que podem processar. Todo empresário que investir em uma lógica inversa a todo esse stress certamente vai acertar em cheio, porque vai dar às pessoas o que elas mais necessitam: calma, paz e conforto.

Ir ao salão de beleza ou à barbearia significa, às vezes, ter que aguardar. Aguardar pode ser ruim se você estiver sentada numa cadeira desconfortável, sem nada para fazer a não ser sentir tédio. No entanto, a história muda se você estiver bem acomodada em um delicioso sofá ou poltrona, e conseguir desenrolar uma boa conversa com uma pessoa estranha (ou várias), porém agradável, e, de repente, fazer novas amizades. Embora pautado em muito preconceito contra a mulher, o salão de beleza sempre foi visto como um excelente lugar para se ter uma boa conversa. Do mesmo modo, a barbearia é o local onde os homens colocam o seu assunto em dia. Diante dessa realidade, empresários de visão se perguntaram: por que não tirar proveito disso e investir em um ambiente realmente agradável de se estar?

Conforto, decoração e entretenimento

Em reportagem ao G1, uma manicure de Cascavel afirma que antes de abrir o seu próprio salão, fazia unhas em casa e recebia clientes e amigas de uma forma mais relaxada. Oferecia algumas bebidas alcóolicas no fim de semana para que as clientes relaxassem da semana de trabalho, que quase sempre era dura. Percebendo que fora do Brasil já havia muitos exemplos, optou por acrescentar o serviço de drinks e cervejas no seu salão de beleza. As clientes aprovaram, afirmando que é o momento ideal para esquecer os problemas do dia a dia.

Além do entretenimento, empresários começaram a investir em conforto e decoração. Ambientes temáticos e coerentes com o interesse dos clientes-alvo mostraram ter retorno. Utilizar poltronas e lavatórios confortáveis casam perfeitamente com este novo conceito de salão de beleza e barbearia. De acordo com os empresários, o principal objetivo é fazer com que o cliente se sinta em casa o máximo possível, desfrutando de todos os momentos que passa dentro do estabelecimento, desde o momento em que chega e começa a aguardar para ser atendido.