O que define quem sobrevive e quem sai do mercado é exatamente o modo como o proprietário lida com o problema. Portanto, quando observar que a agenda não está mais tão cheia e que as contas continuam vindo – e aumentando – procure manter a calma e lidar da forma mais racional possível com o problema.

É importante contar também com a ajuda da sua equipe. Cada colaborador consegue ter uma visão diferente dos problemas que atingem o salão e pode fornecer ideias para reduzir custos e otimizar a utilização de produtos, pelo menos até que a maré ruim passe. Em momentos assim, todos devem se unir para buscar soluções. Embora muitas empresas fechem suas portas por causa de uma crise, muitas outras conseguem crescer ao saber lidar com ela melhor do que a concorrência. E o seu salão de beleza pode se encaixar nesse último exemplo!

Ofereça um diferencial

Durante uma crise econômica é natural que os seus clientes cortem gastos; mas não se engane pensando que não vão gastar com aquilo que gostam e consideram mais importante. Se eles gostam do seu serviço, dificilmente trocarão por outro. Por isso é essencial que você tenha algo especial e diferente a oferecer, seja no serviço, seja em termos de conforto e ambiente ou de qualquer outro atrativo que mantenha a casa relativamente cheia, mesmo quando as coisas não vão tão bem assim.

É preciso investir antes de o problema começar

Não espere um período de crise para começar a pensar em investir no seu salão, porque talvez isso sequer seja possível. Se você possui uma boa margem de lucro hoje, reinvista! Ora, você trabalha com beleza, autoestima e bem-estar. O seu ambiente deve ser condizente com isso, bem como os produtos e serviços que você oferece. Invista em uma excelente decoração para o seu salão de beleza, compondo um ambiente coerente com o seu público e com a identidade da sua empresa. Compre poltronas, lavatórios e cadeiras hidráulicas confortáveis para que seus clientes se sintam tratados de forma única e especial. Trate o seu negócio com carinho, pois é nos mínimos detalhes que o seu cliente será fidelizado e pode ter certeza que ficará encantado por um ambiente delicadamente decorado, refletindo o bom gosto da pessoa que cuidará da sua aparência.

Crie pacotes de serviços promocionais ou com preços mais atraentes

Os clientes sumiram? Traga-os de volta com promoções ou novos pacotes de serviços com preços mais atraentes. É uma forma de manter a rentabilidade e ainda de permitir que pessoas que buscam bons preços conheçam o seu serviço. Reduza as opções, mas mantenha a qualidade. Você pode, por exemplo, reduzir o tempo da massagem, da lavagem de cabelo e até mesmo oferecer uma promoção de corte, que, invariavelmente, toma menos tempo dos seus colaboradores do que outros serviços. Divulgue a sua promoção como temporária para que, assim que as coisas melhorarem novamente, você possa retomar os preços normais.Além dos pacotes promocionais é fundamental que seu salão de beleza estabeleça metas de Marketing Digital para salões de beleza, de forma clara e objetiva com seu publico final